Bem-vindo à sua nova casa: quais são os próximos passos?

Atualizado: 3 de mar.

Existem algumas atenções a ter depois de comprar casa, especialmente se foi adquirida em 2º mão.

  • Segurança

Normalmente e aquando da realização da escritura, são-lhe entregue as chaves da casa. Por motivos de segurança deve substituir as fechaduras obtendo assim uma maior segurança quanto ao acesso abusivo.

  • Aspetos técnicos

Eletricidade- Certifique-se que a instalação elétrica está atualizada e a funcionar segundo o regulamento e o expectável. Toda a instalação elétrica deve estar protegida com disjuntor diferencial e limitador de corrente. Todas as tomadas e pontos de luz devem ter elétrodo terra. Os circuitos das tomadas e de iluminação devem estar separados e com disjuntores adequados para cada função, espaço e máquinas. Deve haver um quadro por cada piso. A energia contratada ao fornecedor, deve ter em consideração o consumo de todos os equipamentos ligados em simultâneo.


Água- Certifique-se que não existem fugas de água na canalização. Feche todas as torneiras e observe se o o ponteiro do contador está imóvel. É frequente os autoclismos terem fugas de água.


Esgotos- No caso das moradias, certifique-se se os esgotos escoam normalmente para o coletor ou se tem foça cética se está desobstruída. Abra as torneiras para encher os diversos sifões e verifique se elemina os maus cheiros e se tem escoamento normal.


Gás- Se tem canalização de gás de botija, certifique-se da data de validade das borrachas e estado geral da instalação podendo pincelar com água e sabão, detetando eventuais fugas. No caso de fornecimento por parte de um distribuidor de gás canalizado, é obrigatória uma inspeção para inicio de fornecimento.


Caixilharia- É fundamental para o melhoramento do conforto na sua casa, uma boa vedação acústica e térmica das janelas e portas. Atualmente existem varias soluções para várias carteiras mas o que se recomenda genericamente, são caixilharias com vidro duplo, oscilo-batente, em pvc ou alumínio com corte térmico, sendo esta opção a de maior durabilidade. O acabamento pode ser de variadas cores. No caso de exposição a trafego mais ruidoso, pode-se optar por janela dupla. O caixilho deve estar bem calafetado evitando fugas no contacto com a parede.


  • Aspetos legais

Passado um ou dois meses da aquisição da sua nova casa, certifique-se se o registo predial e a caderneta predial, já está atualizada com o seu nome.

Guarde os documentos da casa que lhe entregaram no dia da escritura: certificado energético (valido por 10 anos), ficha técnica (no caso de licenciamentos posteriores a 2004), licença de utilização (se não estiver averbado no registo predial), escritura da casa, declaração de não dívida ao condomínio (se se aplicado), eventuais contactos de fornecedores que o antigo proprietário lhe forneceu.



10 visualizações0 comentário